Aplicação de novos recursos educativos nas Ciências Naturais - o exemplo do PNPG
Gomes P.A., Brilha J.B., Dias G.T., Mendes A.C., Azevedo I.C.
A Ciência nas Escolas e na Vida - Conferência Nacional - Instituto Superior Técnico, Lisboa, 5-7 de Março de 1998
Resumo:

O principal objectivo deste projecto consiste na divulgação dos principais aspectos geológicos e biológicos da Serra do Gerês, numa perspectiva de sensibilização dos alunos a partir do 2º Ciclo do Ensino Básico para o nosso património natural/ambiental. O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é, até ao momento, o nosso único Parque Nacional. Este facto investe-o de um estatuto privilegiado, merecedor da nossa maior atenção no que concerne ao estudo e divulgação das características naturais que ele encerra. A ausência de informação sobre os aspectos da Biologia e da Geologia do PNPG, especialmente dirigida para os estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, a necessidade de valorização dos conteúdos programáticos da Área Científica das Ciências Naturais nos actuais planos curriculares destes níveis de Ensino, associada a uma verdadeira erupção das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aos mais variados níveis, permitiu a implementação deste projecto actualmente em curso na Universidade do Minho. Prevê-se a publicação de páginas HTML na Internet e a edição de CD-ROM's temáticos.

Nas páginas da Internet estará disponível todo um conjunto de informações úteis para o visitante do PNPG (como chegar, onde ficar alojado, percursos aconselhados, etc.), para além de páginas especialmente dedicadas à caracterização dos aspectos geológicos e das comunidades biológicas do Parque. Será abordada a estrutura, litologia e geomorfologia da Serra do Gerês, pondo em relevo a dinâmica dos processos geológicos ao longo do tempo, assim como a necessidade de preservação dos seus recursos naturais. Serão ainda desenvolvidos vários sistemas paisagísticos/naturais envolventes, dando especial ênfase aos processos evolutivos que os originaram e suas relações com os factores abióticos (altitude, exposição, água). A abordagem a efectuar procurará salientar os aspectos ligados à compreensão da estrutura e funcionamento dos sistemas naturais.

Prevê-se ainda a edição de cinco CD-ROM's temáticos abrangendo os seguintes domínios:

  • A geologia da Serra do Gerês
  • As florestas climácicas de caducifólias
  • Os sistemas aquáticos de água doce
  • Os sistemas agrícolas de montanha
  • Trilhos interpretativos, salientando aspectos geológicos e biológicos
  • A informação será organizada tendo em atenção a diversidade dos potenciais utilizadores. Os textos serão complementados com ilustrações (estáticas e animadas), fotografias macro e microscópicas e esquemas, de modo a explicar convenientemente os vários conceitos abordados. O conteúdo dos textos será disponibilizado em formato PDF para "download". Será ainda disponibilizado um serviço de apoio sediado na Universidade do Minho, via correio electrónico, através do qual será possível uma interacção entre os utilizadores e os responsáveis pelo projecto.

    Trabalho integrado no Projecto Geira (patrocinado pelo Programa INTERREG II, FEDER e Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação (Programa Nónio Século XXI) e pelo Instituto de Inovação Educacional (Medida 2 do Sistema de Incentivos à Qualidade da Educação).

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