Sou estudante de Geologia e gostaria que me esclarecessem qual o modo de vida dos balanídeos e dos sirénios.

Contribuição 1:

Balanídeos são crustáceos que apresentam concha calcária no estado adulto. Fixam-se a rochas do fundo do mar  ou a outros substratos. Caracterizam a fácies costeira (zona entre-marés). Algumas formas estão adaptados à vida recifal, outras podem fixar-se a baleias e tartarugas.

Paulo Legoinha pal@mail.fct.unl.pt


Contribuição 2:

Por Sirénios designam-se os mamíferos marinhos pertencentes à ordem Sirenia, representada actualmente por 4 espécies (3 manatins e 1 dugongo). Outros nomes comuns utilizados são peixe-boi, vaca-marinha, etc.

 O seu registo fóssil estende-se do Eocénico inferior à actualidade, tendo atingido uma maior diversidade como grupo durante o Miocénico (quando também ocorreram em Portugal).

 Reconhecem-se afinidades com outras ordens actuais de mamíferos, nomeadamente os Proboscidea (elefantes) e Hyracoidea (daimões), sugerindo uma origem comum destes grupos a partir de ungulados primitivos paleogénicos.

Os Sirénios são os únicos mamíferos marinhos actuais com uma dieta herbívora, alimentando-se de algas e vegetação marinha. Na sua grande maioria são habitantes de meios aquáticos pouco profundos abrigados (zonas costeiras, estuarinas e/ou fluviais), em regiões tropicais a subtropicais, propícias à ocorrência da vegetação que constitui a sua alimentação.

 A excepção consistiu numa linhagem surgida durante o Miocénico no Nordeste do Pacífico, que viria a dar origem ao Peixe-boi-de-Steller, adaptado a águas mais frias e a uma dieta exclusiva de bodelha (alga marinha). Esta espécie extinguiu-se em tempos históricos (por volta de 1750), por acção do Homem, apenas 25 anos após a sua descoberta para a ciência.

Mário Estevens estevens@mail.telepac.pt

Lista de questões
Geocábula
Geopor na Escola