Título

Formação de cristais de iodo

Introdução

Os cristais e as rochas que constituem a Terra formaram-se em várias etapas do desenvolvimento do planeta. Um mineral pode formar-se de diferentes maneiras e pode assistir-se, excepcionalmente, ao seu crescimento, por exemplo, por observação directa de um vulcão em actividade ou de algumas fontes termais. Assim, experiências laboratoriais sobre este fenómeno são extremamente importantes, permitindo a dedução e compreensão dos processos naturais que originam cristais.

 

Enquadramento

Esta actividade experimental destina-se a alunos do 11º ano de escolaridade, enquadrando-se na disciplina de Ciências da Terra e da Vida, na unidade de ensino "Materiais Constituintes da Terra - Minerais e Rochas", nomeadamente na subunidade " Os Minerais - unidades básicas das rochas", podendo ser realizada quando for abordado o tema "Formação e crescimento dos cristais".
Esta experiência deve ser realizada por grupos de quatro a seis alunos; a utilização do "V de Gowin" nesta actividade pode revelar-se um instrumento de trabalho muito enriquecedor.

 

Material necessário

Lamparina;
Tubo de ensaio;
Iodo sólido;
Mola de madeira.

Procedimento

  1. Colocar uma pequena porção de iodo num tubo de ensaio.
  2. Com a ajuda de uma mola de madeira, segurar o tubo de ensaio e aquecê-lo até que o iodo sublime. De forma a que os vapores libertados encontrem as paredes frias do tubo de ensaio, este deve ser aquecido ligeiramente inclinado.
  3. Observar as paredes do tubo de ensaio, na sua parte superior.
  4. Registar os resultados obtidos (p. ex., pode utilizar-se um quadro idêntico ao seguinte).

Resultados
Identificação do processo de formação dos cristais
Factores condicionantes da formação dos cristais
Identificação do ambiente natural reproduzido na experiência
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aquecimento do tubo de ensaio (1.3 MB)
 

Discussão/Conclusão

 

Pode pedir-se aos alunos que discutam com os colegas de grupo a importância dos ensaios laboratoriais no estudo da formação dos cristais.

 

Bibliografia

Ruivo, Lurdes; Guimarães, Paula; Patrão, Isabel; Dantas, Jaime e Dourado, Luís. Trabalhos Práticos de Geologia. 1995. Edições ASA.

 

Página anterior
Geopor na Escola