Título |
|||||||||
O nascimento de um vulcão |
|||||||||
Introdução |
|||||||||
Os vulcões constituem uma forma de relevo que resulta da subida
à superfície de materiais provenientes das regiões internas do
Globo e são, sem dúvida, um dos mais importantes perigos naturais
para a vida no nosso planeta. Nas paisagens vulcânicas é possível
observar um modelado característico resultante de materiais vulcânicos,
nomeadamente cinzas, lava e piroclastos, além de manifestações
de vulcanismo residual, como fontes termais, géisers e fumarolas.
|
|||||||||
Enquadramento e precauções |
|||||||||
A actividade experimental "O nascimento de um vulcão" destina-se
a alunos do 7ºano de escolaridade, devendo ser efectuada na disciplina
de Ciências Naturais. Este trabalho experimental poderá ser realizado
no início da unidade sobre as Manifestações da Actividade Geológica
- Agentes Internos Modificadores do Globo Terrestre, como forma
de motivação ao estudo dos fenómenos de vulcanismo.
Esta actividade deverá ser efectuada pelo professor devido ao facto de ser necessário o manuseamento de substâncias químicas que se poderão tornar perigosas se não forem utilizadas com os devidos cuidados. Os alunos deverão, no entanto, ficar encarregues da construção da paisagem, podendo para isso dividirem-se em grupos de quatro a cinco elementos, ficando cada grupo com uma tarefa diferente. Desta forma, os alunos assumem uma atitude activa, o que lhes poderá despertar um maior interesse sobre a actividade e matéria em questão.
|
|||||||||
Material necessário |
|||||||||
Nota: De acordo com uma sugestão enviada pela Prof.ª Edite Bolacha, em vez de magnésio em pó, dever-se-á utilizar fita de magnésio, em que parte da fita fica enterrada na mistura sendo a outra parte dobrada (na qual se inicia a combustão com o auxílio de um fósforo). À mistura pode adicionar-se uma boa quantidade de enxofre em pó e de açúcar, ambos necessários para que também o cheiro seja semelhante ao que se sente perto de um vulcão em erupção. Se a quantidade de reagentes for bastante ver-se-á um mini vulcão em erupção que passa no ínicio por uma actividade mais explosiva seguida de uma fase mais calma. |
|||||||||
Procedimento |
|||||||||
|
|||||||||
Discussão/Conclusão |
|||||||||
Quais foram as alterações verificadas na paisagem? Indica alguns dos efeitos provocados sobre as populações e construções. Que tipo de materiais são expelidos pelo vulcão?
|
|||||||||
Bibliografia |
|||||||||
Nápoles, Anabela e Branco, M.ª do Carmo. Ciências da Terra e da
Vida - 10º Ano de escolaridade. 1996. Didáctica Editora. Lisboa.
|