Conteúdos geológicos no ensino recorrente
Ciências Naturais - ensino secundário por unidades capitalizáveis
(fonte: Ministério da Educação)

Unidade 14 - RECURSOS DA TERRA

CONTEÚDOS
OBJECTIVOS
Os solos como sistemas biofísicos.

Origem dos solos.

Perfil de um solo evoluído.


Propriedades dos solos.



Conservação dos solos.

 

 

 

Hidrogeologia.

Circulação das águas subterrâneas.


Formação de aquíferos.

Tipos de aquíferos.

Qualidade das águas subterrâneas.


Contaminação das toalhas aquíferas.

Protecção dos aquíferos.



 

 

 

Potencialidades hidrogeológicas de Portugal.

 
Recursos energéticos.

Combustíveis fósseis.



Carvões.





Petróleos.



Prospecção e exploração de petróleos.




Energia geotérmica.

 
Recursos minerais.

Génese de jazigos metalíferos.




Principais explorações mineiras de Portugal.




Recursos não metálicos - exploração e utilização de rochas.


Impacte ambiental da exploração de produtos minerais.

Compreender a importância dos solos como recurso geológico para a manutenção da vida terrestre.

Relacionar a formação dos solos como a resposta de diferentes rochas a condições ambientais diversas das que presidiram à sua génese.

Identificar as condições climáticas como um factor importante na formação dos solos.

Compreender a importância dos seres vivos na génese dos solos.

Conhecer as principais etapas da formação e evolução dos solos.

Relacionar a destruição e alteração de solos com diferentes processos de intervenção humana.

 

Compreender a importância das águas subterrâneas na manutenção da vida.

Relacionar a formação de aquíferos com as características dos solos, topografia do terreno e clima da região.

Compreender diversos mecanismos da circulação das águas subterrâneas.

Compreender a formação de fontes naturais como o resultado da intercepção de aquíferos com a superfície terrestre.

Compreender diferentes processos de captação das águas subterrâneas.

Relacionar a contaminação das águas com diferentes actividades humanas.

Inferir alguns dos problemas resultantes da contaminação das águas subterrâneas.

Compreender a necessidade de medidas de protecção dos aquíferos.

Conhecer, na generalidade, a situação hidrogeológica de Portugal.




Relacionar o progresso das civilizações modernas com a disponibilidade dos combustíveis fósseis.

Inferir da importância dos combustíveis fósseis como fontes energéticas nos países industrializados.

Compreender que o valor energético dos carvões depende da relação entre a riqueza em substâncias voláteis e a riqueza em carbono.

Interpretar a existência de sequências rítmicas nos jazigos carboníferos.

Compreender as condições biológicas e geológicas intervenientes na génese de jazigos petrolíferos.

Conhecer alguns métodos utilizados na prospecção do petróleo.

Compreender o impacte ambiental da exploração e utilização de combustíveis fósseis.

Compreender que o geotermismo pode constituir uma importante fonte energética no futuro.

 

Reconhecer a importância dos recursos minerais nas sociedades modernas.

Integrar a génese de jazigos metalíferos nos processos gerais da litosfera.

Relacionar as características dos jazigos metalíferos com os condicionalismos geológicos em que são gerados.

Conhecer as principais explorações mineiras em Portugal e perspectivas geoeconómicas.

Conhecer a diversidade de aplicações das rochas ou produtos delas extraídos nas sociedades modernas.

Reconhecer que o valor económico dos recursos minerais é condicionado pelo contexto socio-político mundial.

Identificar aspectos de impacte ambiental provocado pela exploração de produtos minerais.

Reconhecer a importância do conhecimento dos recursos geológicos no ordenamento do território.

A Geologia nos Ensinos Básico e Secundário
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