Conteúdos geológicos no ensino recorrente
Ciências do Ambiente - 3º ciclo por unidades capitalizáveis
(fonte: Ministério da Educação)

Unidade 3 - A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

CONTEÚDOS
OBJECTIVOS
Formas de relevo a nível local e nacional e sua representação gráfica.
 
 
 
 
 
Origem do relevo.

Génese das rochas.

Agentes internos de transformação.

Vulcanismo.
Sismologia.
Movimentos tectónicos - estruturas falhadas e dobradas.
Tectónica de placas.

 

 

 

Agentes externos de transformação

Acção da água.
Chuva (escorrência e dissolu- ção).
Rios (perfis longitudinal e transversais).


Mar (formação de arribas e de praias).

Glaciares.


Acção dos agentes atmosféricos.

Meteorização.
Vento.


Acção dos seres vivos.

Plantas.
Animais.
Distinguir várias formas de relevo: montanha, planalto, planície, vale.

Identificar formas de relevo em mapas topográficos e hipsométricos fazendo uso das convenções.

Localizar as principais formas de relevo a nível local e nacional.

Relacionar a rede hidrográfica com a topografia.

Orientar os principais conjuntos montanhosos de Portugal.

 

Descrever a constituição do aparelho vulcânico.

Explicar de que modo um vulcão pode modificar a paisagem.

Explicar a formação das rochas magmáticas.

Relacionar a formação de uma rocha magmática com a sua textura.

Distinguir entre hipocentro e epicentro de um sismo.

Explicar de que modo um sismo pode modificar a paisagem.

Relacionar a tectónica de placas com a formação de sismos, vulcões e grandes cadeias de enrugamento.

Enunciar medidas de prevenção sísmica.

 

Explicar a acção erosiva provocada pelos agentes erosivos.

Interpretar o perfil longitudinal de um rio.

Interpretar o perfil transversal de um rio em várias secções.

Relacionar a fase de um rio (juventude, maturidade e velhice) com o seu poder erosivo.

Explicar a formação de arribas.

Explicar a formação de praias.

Relacionar a existência de vegetação com a fixação do solo.

Relacionar a acção dos agentes erosivos com a formação de rochas sedimentares.

A Geologia nos Ensinos Básico e Secundário
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