Elementos para o Ensino da Geologia Sedimentar: Exemplos do Jurássico da Região de Coimbra-Pombal
Helena Isabel Marques Anacleto
Tese de Mestrado em Geociências, na área de especialização em Ensino das Ciências Naturais, Univ. de Coimbra, 2002
Resumo:
Este trabalho pretende apresentar-se como uma importante ferramenta de orientação para os docentes que leccionem as disciplinas de Ciências da Terra e da Vida do 11º ano de escolaridade e Geologia do 12º ano de escolaridade, aquando da abordagem dos conteúdos respeitantes à Geologia Sedimentar. Para tal, seleccionaram-se três locais que se apresentam como importantes elementos para o estudo do Jurássico inferior e médio da região de Coimbra-Pombal. As razões da escolha destes locais são, sumariamente, apresentadas ao longo do capítulo I. Visto que os locais seleccionados constituem importantes afloramentos para o estudo do Jurássico em Portugal, considerou-se relevante delinear alguns aspectos relativos ao termo, abordados ao longo do capítulo II. No capítulo III justifica-se a riqueza científica de cada um dos locais seleccionados, fazendo-se referência ao cunho dos diferentes autores que contribuíram para esse conhecimento. A construção de um ensino/aprendizagem em Geologia, assente em aprendizagens significativas, deve apresentar-se de forma coerente, eficaz e atraente. As aprendizagens significativas requerem um intenso envolvimento intelectual, o que implica a promoção e combinação de metodologias de índole investigativa. Esta abordagem é analisada no capítulo IV, enfatizando-se a importância dos trabalhos práticos de campo e de laboratório no ensino da Geologia. Assente nestes pressupostos de âmbito pedagógico/didácticos e nas grandes potencialidades científicas dos locais seleccionados, são propostas no capítulo V, sugestões de eventuais temáticas a desenvolver, de acordo com os programas das disciplinas de Ciências da Terra e da Vida do 11º ano de escolaridade e Geologia do 12º ano de escolaridade. Estas sugestões, endereçadas aos docentes daquelas disciplinas, poderão ser realizadas através de actividades experimentais de campo, com o posterior envolvimento em actividades em laboratório.

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