Estruturação do conhecimento através do hipertexto: uma aplicação ao ensino da Geologia
Edite Paula Bolacha
Tese de Mestrado em Ensino da Geologia, Universidade Aberta, Lisboa, 2000.
Palavras-chave: hipertexto, T.I.C. (Tecnologias da Informação e Comunicação), aprendizagem significativa, flexibilidade cognitiva, ensino (da Geologia), estudo exploratório.

Resumo:

Tecnologias da Informação e da Comunicação como a televisão, a Internet, o correio electrónico, aumentam diariamente a quantidade de informação que atinge o cidadão europeu. Mais do que nunca, torna-se hoje importante, distinguir o essencial do que é dispensável aprender em cada momento. E para que esta tarefa seja facilitada é necessário organizar a informação, de modo que, os nossos alunos através das novas tecnologias, e usufruindo dos seus benefícios, aprendam significativamente.

Teorias da aprendizagem como a da aprendizagem significativa de Ausubel ou a da flexibilidade cognitiva de Spiro, revelam preocupação quanto à organização dos conhecimentos na mente humana e à melhor forma de organizar a informação para que seja apreendida.

Assumindo como pressupostos teóricos principais, aspectos das duas teorias supracitadas, e utilizando conceitos/conteúdos do novo programa de Geologia do décimo ano de escolaridade, proposto em Maio de 2000 no âmbito da revisão curricular, construímos dois documentos hipertextuais com estruturas distintas: hierárquica e em rede.

O estudo que consistiu na exploração, dos dois documentos, por alunos de uma escola da região de Lisboa, assumiu um carácter exploratório e teve por principal finalidade, a formulação de hipóteses, que relacionam o tipo de organização hipertextual com o tipo de raciocínios e aprendizagens daí resultantes, susceptíveis de aplicação em futuros estudos.
Os resultados sugerem que o documento com estrutura hierárquica facilitou os raciocínios do tipo descritivo/classificativo dos alunos que o exploraram, enquanto que o documento com estrutura em rede terá facilitado os raciocínios do tipo interpretativo/explicativo.

Índice