O Trabalho de Campo no Processo de Alfabetização Científica dos Cidadãos.
Uma investigação desenvolvida na praia de Lavadores – Vila Nova de Gaia
Paulo Rocha
Tese de Mestrado em Geologia para o Ensino, Universidade do Porto, 2004.
Resumo:

Actualmente, há um reconhecimento quase geral que o mundo à nossa volta está dominado pela tecnociência. A ciência e a tecnologia desempenham um papel fundamental e essencial na vida de todos nós e afectam determinados aspectos da nossa civilização, tais como a economia, as finanças, a saúde, o ambiente, etc. Daí a grande importância em promover a cultura científica, aproximando o saber científico dos cidadãos, com o intuito de conseguir-se uma maior compreensão da ciência por parte do público. Nesta perspectiva, é fundamental desenvolver estratégias que permitam a aproximação entre o cidadão comum e a informação científica produzida pelos cientistas. Uma dessas estratégias é fomentar a Alfabetização Científica, nomeadamente, a nível formal (escolas, universidades,...) e a nível não-formal (museus, oficinas experimentais, passeios científicos,...).

Com o intuito de promover uma formação científica e incrementar a divulgação da Geologia nos cidadãos, organizou-se e concretizou-se uma actividade de Trabalho de Campo que permitiu estudar e divulgar as principais características do granito dominante numa determinada área, bem como os aspectos geomorfológicos de pormenor mais relevantes. Pretendemos, ainda, em conjunto com os cidadãos que participaram nesta acção, averiguar alguns dos problemas ambientais da zona.

O local escolhido foi a praia de Lavadores, que se localiza algumas dezenas de metros a Sul da Foz do Rio Douro. Esta praia situa-se na orla costeira da freguesia de Canidelo, do concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Nesta zona aflora um maciço granítico com características bem definidas e que se estende pelas regiões do Canidelo, Madalena e Valadares. É um afloramento alongado, com orientação NW-SE, com cerca de 25 km de comprimento e 4 km de largura máxima.

O modelo de Trabalho de Campo implementado nesta investigação resultou da adaptação de um modelo proposto por Nir Orion para o ensino formal. Desta forma foi necessário elaborar materiais e instrumentos específicos que ajudassem, tanto quanto possível, a conhecer e compreender melhor os aspectos geológicos da praia de Lavadores.

Em termos gerais, pretendeu-se com este estudo:

  • Conhecer alguns dos aspectos litológicos e geomorfológicos existentes na praia de Lavadores;
  • Compreender os fenómenos erosivos que actuam na modelação das formas e estruturas presentes na praia de Lavadores;
  • Averiguar alguns dos aspectos ambientais da praia de Lavadores;
  • Consciencializar para a importância da preservação e divulgação do património geológico;
  • Despertar a sensibilidade e a curiosidade para a ciência;
  • Promover uma educação geocientífica dos cidadãos;
  • Aproximar a geologia do cidadão comum;
  • Reflectir sobre o papel do Trabalho de Campo como estratégia utilizada para fomentar a alfabetização científica em situações não-formais.

A boa localização geográfica, a boa acessibilidade ao local, a ampla exposição, riqueza e clareza dos aspectos geológicos e, em especial, geomorfológicos, a possibilidade de seleccionar um percurso fácil e seguro para os intervenientes, bem como a existência de problemas ambientais contribuíram para a selecção e execução deste projecto neste local.

A construção dos diferentes materiais utilizados nesta actividade teve em conta a especificidade e dificuldades do conhecimento geológico, bem como o tipo de público-alvo ao qual se destinavam, um público, à partida, com poucos conhecimentos geológicos. Todos os materiais foram elaborados de modo a permitirem uma utilização simples, com uma linguagem acessível e um arranjo gráfico de modo a motivar os participantes.

Os resultados obtidos através de diversos instrumentos (questionários, relatórios de observadores externos, notas do investigador e fotografias) permitiram concluir que:

  • Existem cidadãos que se interessam por adquirir uma cultura científica, em especial, na área da geologia e do ambiente;
  • Os instrumentos desenvolvidos e as estratégias adoptadas assumiram um papel fundamental para a motivação e para construção do conhecimento científico dos indivíduos;
  • O ensino das ciências não é da exclusividade das escolas e das universidades. É necessário que, ao longo da vida, as pessoas adquiram e desenvolvam a sua cultura científica de modo a poderem participar democraticamente e de um modo esclarecido e responsável em tomadas de decisões para as quais são muitas vezes solicitadas.

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