Utilização das TIC no Ensino e Divulgação da Geologia - Uma aplicação ao trilho pedestre de Pitões das Júnias (Parque Nacional da Peneda-Gerês)
Rosa Ínsua Pereira
Tese de Mestrado em Ciências do Ambiente, na área de especialização em Ensino, Univ. do Minho, 2002
Resumo:
Numa altura em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) invadem todos os campos da sociedade, torna-se necessário explorar as potencialidades deste recurso na difusão de conhecimentos que contribuam para melhorar o ensino e a divulgação da Geologia. É neste contexto que nos propusemos desenvolver um documento multimedia que pudesse ser disponibilizado on-line, via Internet, e off-line, em CD-ROM. Este hiperdocumento, que consiste na apresentação de uma visita de campo virtual na região de Pitões das Júnias (Parque Nacional da Peneda-Gerês), destina-se a todos aqueles que se interessam por Geologia e por actividades ao ar livre e, em particular, aos alunos e professores dos 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Tem como principais objectivos disponibilizar materiais que contribuam para uma aprendizagem mais eficaz no âmbito das Ciências da Terra, divulgar algum do património geológico do Parque Nacional da Peneda-Gerês e sensibilizar para a protecção e conservação do património natural.
A primeira parte do trabalho é constituída por várias pesquisas preliminares que antecederam a produção do hiperdocumento. Assim, após uma breve introdução, onde se referem os objectivos e os destinatários do trabalho (capítulo 1), descreve-se a evolução da integração das TIC no Ensino (capítulo 2), referindo-se a importância de hiperdocumentos na promoção de uma aprendizagem activa, numa perspectiva construtivista. Neste âmbito, faz-se uma pesquisa sobre os produtos multimedia educativos de Geologia em língua portuguesa disponíveis, quer em CD-ROM quer na Internet, e um balanço sobre a utilização de um tipo específico de documentos multimedia no ensino da Geologia - as saídas de campo virtuais.
Directamente relacionada com a construção do hiperdocumento, descreve-se a metodologia e os pressupostos que estiveram na base das opções tomadas na construção do mesmo (capítulo 3), desde a estruturação da informação, à sua produção e disponibilização, sendo dado particular realce à construção das páginas html.
As características geológicas e geomorfológicas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, área onde se insere o trilho que foi alvo do trabalho desenvolvido, são apresentadas sumariamente no capítulo 4.
No capítulo 5 é feita uma descrição pormenorizada do percurso em estudo, envolvendo aspectos relacionados com a sua localização, geologia da região, características gerais do percurso e paragens propostas. Para cada paragem são referidos os objectivos, os aspectos a observar e, quando tal se justifica, sugerem-se actividades de campo.
Por último faz-se referência às principais dificuldades sentidas na realização e avaliação do trabalho desenvolvido, sendo propostas situações concretas de utilização do hiperdocumento, quer num contexto educativo, quer num contexto recreativo (capítulo 6).

A segunda parte do trabalho é constituída pelo hiperdocumento propriamente dito. Trata-se da exploração virtual de um trilho real, localizado nas imediações da aldeia de Pitões das Júnias – Montalegre, onde foram definidas oito paragens que coincidem com os locais considerados mais relevantes do ponto de vista didáctico. Para cada paragem foram definidos os aspectos a explorar e, sempre que possível, foram sugeridas actividades de campo especialmente destinadas aos alunos dos 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Como complemento, foram introduzidas informações sob a forma de texto, imagens estáticas e animadas, que possibilitam a compreensão de determinados conceitos ou processos geológicos. Para além destas informações existe ainda um glossário, um guia de campo, disponível em formato pdf, e indicações sobre bibliografia a consultar.

Índice