O Potencial Didáctico e Pedagógico de Objectos Geológicos com Valor Patrimonial – O Bajociano de Ançã e do Cabo Mondego
Sara Gabriela Barros Gomes de Oliveira
Tese de Mestrado em Geociências, na área de especialização em Ensino das Ciências Naturais, Univ. de Coimbra, 2000
Resumo:
O presente trabalho tem como objectivo consciencializar a comunidade escolar e os cidadãos em geral para a necessidade de preservação das áreas naturais e dos objectos geológicos com valor patrimonial.

Assim, o Capítulo I aborda a origem e evolução da consciencialização mundial para a protecção da natureza e as principais normas legislativas instituídas a nível internacional e, particularmente, em Portugal. No âmbito da política ambiental portuguesa, é feita referência à legislação em vigor e respectivas figuras de protecção das áreas naturais. Deste modo, são apresentadas as actuais Áreas Protegidas de Âmbito Nacional de Portugal Continental e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Dado que uma das finalidades do trabalho é valorizar o património geológico nacional, todos os Monumentos Naturais (figura de protecção dos objectos geológicos) são caracterizados.
Posteriormente é feito um levantamento estatístico, numérico e percentual de cada figura de protecção e das áreas protegidas que adquiriram esse estatuto por razões biológicas, paisagísticas, geológicas e mistas, tendo em conta a totalidade de áreas protegidas a nível nacional. Este estudo tem a finalidade de estabelecer a comparação entre as percentagens relativas ao património geológico, biológico e paisagístico protegido em Portugal.
A finalizar o Capítulo I apresenta-se a versão actualizada do Inventário do Património Geológico Português, bem como os critérios subjacentes à elaboração deste documento.

O Capítulo II deste trabalho refere-se a uma abordagem multidisciplinar de dois objectos geológicos situados na região centro do país, da mesma idade (Bajociano), detentores de valor patrimonial e que ainda não foram objecto de protecção legal – o Bajociano de Ançã e do Cabo Mondego.
Estes dois objectos são submetidos a uma minuciosa caracterização a nível da sua utilidade económica, científica e, principalmente, didáctico / pedagógica. Ao caracterizar esta última utilidade, vai-se de encontro ao segundo objectivo do trabalho que é o de provar a adequabilidade destes dois objectos geológicos ao ensino dos conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências Naturais vigentes no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário.

Para outras informações contactar a ProfªDrª Maria Helena Henriques

Índice