Complexo Metamórfico da Foz do Douro - Contributos Científico-didácticos
José Carlos Vieira da Silva
Tese de Mestrado em Geologia para o Ensino, Universidade do Porto, 2001.
Resumo:

Situado na faixa litoral da cidade do Porto, o Complexo Metamórfico da Foz do Douro (CMFD) é exemplo de um magnífico conjunto litológico constituído por gnaisses, metassedimentos e anfíbolitos recortados por granitos variscos. Estes conjuntos litológicos serão, provavelmente, das rochas mais antigas existentes em Portugal e apresentam-se excelentemente preservados e expostos ao longo da orla marítima, compreendida entre o Forte S. Francisco Xavier (vulgo Castelo do Queijo) e o Molhe de Felgueiras.

Do ponto de vista geológico esta região integra-se numa extensa faixa metamórfica - faixa de cisalhamento Porto-Tomar - de direcção geral NNW-SSE, que se prolonga desde os arredores do Porto até Tomar, passando por Espinho e Albergaria-a-Velha, Coimbra, Espinhal e Alvaiázere.

A sua boa localização geográfica, boa acessibilidade, boas condições de segurança, clareza de exposição dos afloramentos e estruturas geológicas e elevado número de escolas existentes nas imediações do CMFD, desempenharam um importante papel na selecção da área de trabalho.

Dada a escassez de informação geológica, aliada ao facto desta se encontrar dispersa e confinada aos meios académicos, foi pensada a construção de dois materiais didácticos: um livro-guia com roteiro para professores e um CD-ROM.

O livro-guia com roteiro para professores permite realizar uma planificação, organização e consecução cuidada de uma viagem de campo ao CMFD. Estruturado num conjunto de seis paragens, possui elementos suficientes que permitirão efectuar o enquadramento geológico e geodinâmico do CMFD, conjuntamente com informações que auxiliarão os professores a desenvolverem diferentes actividades de campo com os seus alunos.

A construção do CD-ROM partiu da necessidade actual de criação de ferramentas multimédia em português adaptadas à população escolar. Face ao actual défice destes recursos e às potencialidades que encerram no processo de ensino-aprendizagem, desenvolveu-se uma viagem de campo virtual pelos afloramentos do CMFD, pelos ambientes histórico-culturais circundantes e pelos principais problemas ambientais e contra o património geológico da área. Encontra-se, ainda, equacionada a hipótese de divulgação destes conteúdos na Internet.

Com estes elementos didácticos, considerou-se possível:

  • Contribuir para uma formação de base quanto aos aspectos geológicos presentes no Complexo Metamórfico da Foz do Douro;
  • Diminuir consideravelmente as dificuldades evidenciadas pelos professores, no que toca ao conhecimento geológico da zona da Foz do Douro;
  • Motivar os professores e alunos para a realização/concretização do Trabalho de Campo;
  • Auxiliar os professores a organizar o conhecimento científico da área de trabalho, de modo a que possam programar e organizar uma viagem de campo com os seus alunos de forma ponderada;
  • Demonstrar que existem formidáveis afloramentos de cidade magnificamente bem expostos, possuindo um elevado valor didáctico – científico;
  • Alertar para o facto de que o vasto património geológico, perfeitamente preservado na Foz do Douro, é um tesouro natural a salvaguardar, sob pena de uma vez perdido nunca mais ser recuperado.

Índice